UniSantos expulsa alunos por fraude

A UniSantos (Universidade Católica de Santos) expulsou 11 alunos do último ano do curso de Direito por desrespeito à "ética acadêmica". Os estudantes apresentaram relatórios fraudulentos à disciplina Núcleo de Práticas Jurídicas, que consiste na avaliação dos estágios acadêmicos.
De acordo com o reitor da UniSantos, Marcos Medina Leite, esse grupo de alunos, a maioria de uma mesma turma, apresentou relatórios com evidências de plágio e abordagem de audiências fictícias. "As peças apresentavam inconsistência entre o contexto de uma suposta audiência e sua real possibilidade de ter ocorrido", afirmou o reitor. Os relatórios eram apresentados com carimbos e certidões falsificadas de autoridades judiciais dos fóruns de Santos, São Vicente, Cubatão e do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).
Leite explicou que, após suspeitar da fraude, a universidade convocou um grupo de docentes para avaliar o material apresentado por 13 alunos. Após um mês de sindicância, a UniSantos decidiu inocentar um dos estudantes, suspender outro por 30 dias e expulsar os demais.
O reitor afirmou que a fraude foi identificada bem no início e que raramente a universidade expulsa alguém. Porém, optou pela penalidade máxima prevista em seu estatuto para manter o seu nome e qualidade intactos. "Nosso curso de Direito é muito bem avaliado, recebemos o selo de recomendação da OAB e já formamos muitos desembargadores, inclusive o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Cezar Peluso, formou-se aqui."
O especialista em Direito Educacional Davi Lima Prada deve se reunir com parte dos universitários expulsos na quinta-feira para assumir a defesa dos estudantes. "Eu não sei por que a faculdade não checou isso antes. Isso me causa preocupação", afirmou.

fonte:http://www.dgabc.com.br/News/5819950/unisantos-expulsa-alunos-por-fraude.aspx