Petrobras inicia construção de sede no Valongo

Petrobras inicia construção de sede no Valongo: "
Iniciou a construção da nova sede da Unidade de Exploração e Produção de Gás e Petróleo da Bacia de Santos, da Petrobras, no Valongo. O ato foi marcado nesta quarta-feira (6) por cerimônia no local da obra, com a presença de autoridades, diretores e funcionários. A estimativa é que a primeira fase do empreendimento seja entregue até o final de 2013 e abrigue 2.200 funcionários.


A Petrobras ocupará uma área de 25 mil m² no Largo Marquês de Monte Alegre, alavancando a revitalização da região central histórica. No seu entorno, onde já se encontram a antiga Estação Ferroviária e o Santuário Santo Antônio do Valongo, está sendo erguido o Museu Pelé, e projetado o complexo turístico, náutico e empresarial Porto Valongo Santos. O propósito da companhia é de se integrar às características do bairro, unindo tecnologia e preservação do patrimônio.     


Com as três torres de escritórios e salas de trabalho, a pedido do governo municipal, a sede da Petrobras terá parque e praça do conhecimento abertos ao público, que retratarão fases importantes da história econômica da cidade. Além disso, o Museu do Petróleo ocupará o antigo armazém ferroviário no local.     


A primeira torre terá 15.500 m². Ela e o embasamento do complexo contarão com amplos estacionamentos, bicicletário, setor de atendimento médico, praça de alimentação, laboratório, auditório, centro de treinamento, lojas, banca de jornal e áreas de integração.   


O prédio cumprirá exigências internacionais de sustentabilidade ambiental, usando menos energia elétrica e ar condicionado e mais luz e ventilação naturais, sem comprometer o conforto dos funcionários e visitantes, segundo o autor do projeto, arquiteto Ruy Rezende. Haverá ainda área verde com espécies nativas da região. 


Os investimentos da Petrobras com a nova sede em Santos são de R$ 380 milhões.  As outras duas torres serão construídas de acordo com a demanda das operações de petróleo e gás na Bacia de Santos, de acordo com o gerente-geral da Unidade, José Luiz Marcusso.





"