Tabelinha completada: Museu PELÉ, em Santos, terá financiamento do BNDES

fonte:
http://www.brasilturis.com.br/

Uma das principais atrações turísticas do futebol brasileiro e da região de Santos, o museu Pelé, vai contar com recursos oficiais do BNDES. R$ 6 milhões serão destinados à obra, no centro histórico da cidade. A restauração do Casarão do Valongo, que abrigará o Museu Perlé, começa em janeiro de 2010, com prazo de entrega previsto para 2010

A oficialização dos recursos aconteceu em solenidade na sede da instituição, com as presenças do ‘Rei do Futebol’, Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a participação do prefeito de Santos, João Paulo Papa. O presidente do BNDES destacou a importância de contribuir para a criação do museu, que vai combinar restauro - concedido no âmbito da Lei Rouanet à Ama Brasil, organização sem fins lucrativos dedicada à preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental no Brasil - com o Programa de Apoio a Cidades Portuárias, desenvolvido pelo banco.

O prefeito santista ressaltou que o apoio do BNDS será um grande incentivador para a captação dos valores restantes para a viabilização total do projeto cultural, turístico, náutico e empresarial do Porto Valongo Santos, orçado em R$ 19 milhões. "O Museu Pelé será o grande ícone da reconstrução do patrimônio histórico de Santos e um objeto de transformação social. Um marco para a população, principalmente crianças e jovens, que poderão se espelhar na história do rei do futebol", enfatizou Papa.



O museu terá em seu acervo objetos e documentos conservados pelo Atleta do Século durante sua trajetória. O ex-jogador demonstrou muita alegria com a concretização de seu sonho, que sempre foi instalar o equipamento em Santos, apesar das diversas ofertas que recusou para a implantação em outras cidades, inclusive do exterior. Ele frisou os esforços da prefeitura para viabilizar o projeto. "Agora, o museu ficará definitivamente em Santos, não são mais rumores e ensaios. É uma obra que vai dignificar a Baixada Santista e dará oportunidade para que novas gerações tenham acesso ao acervo do Pelé".



Com a recuperação das ruínas dos seculares casarões, o Museu Pelé vai integrar e também contribuir para a implantação do magnífico complexo turístico, náutico, cultural e empresarial Porto Valongo, a ser instalado nos armazéns de 1 a 8 do cais do maior porto da América Latina. Antiga sede da Câmara e da Prefeitura, o imóvel data de 1865. Preservadas, as fachadas serão totalmente restauradas em suas características originais, conforme projeto idealizado pela administração municipal de Santos.



O Museu estará na parte interna, em um espaço moderno, amplo e iluminado, onde o público poderá conhecer a trajetória de Pelé, em três blocos interligados. No central, com 550 m², ficará a entrada e espaço para lojas, café e sanitários. Exposições temporárias, um auditório de 80 lugares, em forma de esfera e o setor administrativo compõem os 1.405 m² do bloco 1. Já o bloco 2, formado por uma área de 1.232 m², abrigará o acervo de Pelé.



AE