Santos avança trabalho na Rede Objetivos do Milênio

Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Santos

A cidade consolidou mais dois importantes passos ontem (segunda 17), para alcançar os oito objetivos do milênio, propostos pelas Nações Unidas. Em solenidade no salão nobre do Paço Municipal, a prefeitura deu posse aos membros do Comitê Pró-ODM (Comitê Municipal para Políticas de Referência e Otimização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e lançou o relatório Perfil dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Santos.

“Este é um momento histórico, que propõe integração em todas as áreas de governo e trabalho articulado com a sociedade civil. Santos é uma cidade que tem compromisso com o desenvolvimento humano e é um grande avanço poder disponibilizar indicadores confiáveis para nossa população”, destacou o prefeito João Paulo Tavares Papa, durante a cerimônia, aproveitando para anunciar o compromisso de implementar na cidade um Centro Municipal de Estudos para o Desenvolvimento Humano.

O município é o responsável pela secretaria executiva da Rede ODM Brasil (Rede dos Objetivos do Milênio), presidida pela cidade mineira de Belo Horizonte. “Não foi por acaso que Santos foi escolhida para ser laboratório de municipalização. É uma cidade com histórico de participação e que tem indicadores que são referência. Os índices na educação e na saúde devem ser motivos de orgulho para este município”, destacou o cientista político Sérgio Andrade, da Agenda Pública – Agência de Análise e Cooperação em Políticas Públicas, que, ao lado da SGO (Secretaria Municipal de Governo), vem coordenando a articulação da Rede ODM Brasil na cidade.

- Comitê:

Integram o comitê representes do poder público (municipal, estadual e federal) e da sociedade civil (indicados pelos conselhos municipais). No total são 24 titulares e 24 suplentes, conforme Portaria nº 69 – SGO, publicada no ‘Diário Oficial de Santos’ no último dia 12. O mesmo funcionará como observatório de metas e indicadores de políticas públicas para o desenvolvimento econômico municipal com inclusão social, tendo como base a Declaração do Milênio, ratificada em 2000 pelos estados membros da ONU (Organização das Nações Unidas).

- Objetivos:

Os oito objetivos foram assumidos como compromisso por 189 países. A meta é que até 2015 o trabalho permita erradicar a pobreza extrema e a fome; atingir o ensino primário universal; promover a igualdade entre os sexos e autonomia da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria global para o desenvolvimento.

fonte
http://www.clicklitoral.com.br