Gripe suína: casos confirmados em Santos chegam a 53

De A Tribuna On-line

O novo boletim da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a Cidade tem, desde 30 de abril, 53 casos confirmados de gripe por Influenza A (H1N1), a gripe suína, em residentes em Santos, entre os quais dois óbitos.



Os testes laboratoriais são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde. Estão atualmente, em monitoramento, 83 pacientes de Síndrome Gripal e Doença Respiratória Aguda Grave. Destes, 25 estão, no momento, internados em hospitais da cidade. O restante (58) permanece em isolamento domiciliar, sendo acompanhado diariamente pelos técnicos da Seviep. A SMS aguarda ainda o resultado de 105 exames.



Casos positivos



Dos 53 casos positivos, 28 foram em pacientes do sexo masculino e 25 do sexo feminino. A faixas etárias apresentadas são: 02-14 anos (14 casos); 15-29 anos (19), 30-49 anos (15) e 50-59 anos (5). O paciente mais novo tem dois anos e o mais velho, 59.



A primeira morte de gripe por Influenza A (H1N1) de residente em Santos foi em paciente do sexo feminino de 39 anos. Os primeiros sintomas surgiram no dia 23 de julho e a internação ocorreu no dia 27, no Hospital Guilherme Álvaro. A paciente evoluiu para uma pneumonia grave e foi a óbito em 1º de agosto.



O segundo óbito registrado foi em paciente do sexo masculino, de 41 anos, cuja internação ocorreu no dia 2 de agosto em hospital particular. Apesar do tratamento e de toda a medicação administrada (Tamiflu e antibioticoterapia ampla), seu quadro clínico evoluiu para uma pneumonia grave, vindo a falecer em 6 de agosto.


fonte:
http://atribunadigital.globo.com/