Bebê indígena morre com nova gripe em São Vicente

Criança tinha três meses e morava em aldeia na praia de Parapuã.
Governo de São Paulo confirmou 111 mortes no estado na quarta (12).


A Secretaria de Saúde de São Vicente, a 65 km de São Paulo, confirmou nesta quinta-feira (13) a morte de um bebê indígena pela nova gripe. Segundo as informações da secretaria, a criança tinha três meses e estava internada no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos, também no litoral paulista.

A criança começou a passar mal na aldeia, na praia de Paranapuã, em São Vicente, e foi levada para o hospital de Santos, que é centro de referência para tratamento da nova gripe na região, mas não resistiu. Ele morreu na sexta-feira (7). Segundo a prefeitura da cidade, a criança apresentava quadro de desnutrição.



Também em Santos, houve a confirmação da segunda morte pela doença na quarta-feira. A vítima era um homem de 41 anos, que morreu no dia 6, em um hospital particular.

Mortes no estado

A Secretaria estadual de Saúde de São Paulo informou na terça-feira (12) que o estado registra 111 mortes por causa da nova gripe. Entre 7 de agosto e a quarta, foram 42 óbitos. Na região de Campinas, no interior paulista, são 29 mortes. Lá, cirurgias foram canceladas.



A cidade de Campinas lidera o ranking de casos fatais na região, com nove mortes. Valinhos está em segundo lugar, com três óbitos, seguido de Sumaré, Americana, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba e Nova Odessa, cada uma com duas mortes. As cidades de Indaiatuba, Cosmópolis, Mogi Guaçu, Amparo e Santa Bárbara d’Oeste tiveram uma morte (cada uma).



Nesta quarta, Bauru confirmou mais duas mortes, totalizando quatro na cidade. Os óbitos, de um homem e uma mulher, ocorreram no sábado (8). Os dois estavam internados no Hospital Estadual de Bauru. A prefeitura diz que Bauru contabiliza 51 casos positivos de nova gripe. Vinte e cinco pacientes encontram-se internados. Cinco deles em UTI.



Cirurgias adiadas

A doença mudou o cronograma de operações. Dois hospitais de Campinas, o HC da Unicamp e o Mário Gatti, anunciaram o cancelamento de cirurgias eletivas (não urgentes) por causa da nova gripe. A justificativa é de que precisam dos leitos para internação das pessoas que estão com a doença.

fonte
G1