Santos marca história no feriado de 1º de maio

fonte:
De A Tribuna On-line

O Dia do Trabalho, celebrado nesta sexta-feira, é um feriado mundial que contou com importante participação da população santista. Segundo alguns historiadores, a Cidade foi a primeira do País a comemorar a data, em 1895, na sede do Centro Socialista, antes mesmo de o dia ser reconhecido pelo governo, em 1922. Dois anos antes, trabalhadores de outras regiões tentaram o feito, mas foram reprimidos. A data só virou feriado em 1949, quando foi promulgada a Lei 662, por Eurico Gaspar Dutra.

O feriado de 1° de aio nasceu em 1886, quando 200 mil trabalhadores entraram em greve geral e se reuniram em Chicago (EUA) para reivindicar melhores condições de trabalho. A reivindicação principal era a diminuição da jornada de trabalho para oito horas. Muitos cidadãos morreram. Em 1889, a Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu apoiar esse direito e adotou a data em homenagem aos fatos de Chicago. A partir daí, vários países reconheceram a importância desse dia.

Em Santos, os primeiros a conseguir o benefício da redução da jornada foram os pedreiros, em 1907 e a última, foi a dos marítimos, em 1920. Em alguns países, o ‘Dia do Trabalho’ é comemorado em datas diferentes, como no Japão, em 23 de setembro; na Espanha, em 18 de julho; na Nova Zelândia, em 18 de outubro; e nos Estados Unidos, após o primeiro domingo de setembro.