Litoral Sul de SP pode voltar a ter ondas fortes neste domingo

Maré deve ter seu pico às 16h na Baixada Santista.
Durante a manhã, situação era tranqüila; no sábado, uma pessoa morreu.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tribuna


Mar ficou agitado em Santos, mas banhistas ainda se arriscaram na praia do José Menino (Foto: J.F. Diorio/AE)Quem está passando o feriado no litoral sul de São Paulo deve estar atento na tarde deste domingo (12) para a possibilidade de novas ondas fortes, como as que provocaram estragos no sábado (11) nas cidades da região. De acordo com a Capitania dos Portos, a maré deve alcançar 1,5 metro às 16h, em Santos. Por volta das 8h40, ela ainda estava recuada, com 0,3 metro.

Em São Vicente, um homem morreu afogado no sábado na região da Ilha Porchat. Durante todo o dia, o mar esteve agitado por causa da passagem de um ciclone extratropical.

Apesar do alerta, a ressaca não deve ser tão forte nem provocar tantos estragos novamente. Enquanto no sábado as ondas chegaram a atingir 2,5 metros de altura na costa, neste domingo elas não devem passar dos dois metros.


Estragos

Um píer em na cidade e ruas de Santos sofreram danos por causa da força das águas. As águas invadiram a Avenida Bartolomeu de Gusmão, Ponta da Praia, na altura da Rua Carlos de Campos. Os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego da Cidade (CET-Santos) interditaram a pista e desviaram o trânsito para a Rua Carlos de Campos.



Na mesma avenida, na altura dos quiosques do Embaré, uma faixa foi isolada. A maré invadiu o jardim da praia e trouxe areia para a pista. Em Praia Grande, as águas cobriram toda a faixa de areia no Canto do Forte.

Na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, no Gonzaguinha, em São Vicente, as ondas chegavam até oito metros de altura ao baterem no paredão rente ao calçadão da praia. Enquanto algumas pessoas se refrescavam por causa do calor, outras permaneciam observando o fenômeno. O Píer do Pescador foi parcialmente destruído e interditado.



Segundo o Centro de Hidrografia Marinha (CHM), em Santos, a maré atingiu seu pico às 15h28, com 1.6 metro.