Velejadores lituanos chegam a Santos para comemorar mil anos do país

De A Tribuna On-line




O Porto de Santos entrará para a história internacional no próximo domingo. A cidade receberá a visita de um grupo de 12 velejadores lituanos, que deixaram o porto de Klaipéda, no mar báltico, a bordo do veleiro “Ambersail”, com o objetivo de dar a volta ao mundo para celebrar os mil anos de Vilnius, capital da Lituânia. A cidade, eleita a capital européia da cultura em 2009, também acaba de celebrar 91 anos de independência.


Com o lema “Um único nome – Lituânia”, os velejadores batizaram a empreitada de “A Odisséia do Milênio”. Durante os nove meses de duração da viagem, o grupo passará por cinco continentes, percorrendo mais de 40 mil milhas. A meta é arrojada: visitar 26 comunidades lituanas em 20 países diferentes.

“A Lituânia já cresce economicamente e se projeta de forma exponencial no cenário internacional. Além disso, a cidade de São Paulo está entre as maiores colônias de lituanos no mundo, com cerca de 300 mil descendentes. Por isso, não tínhamos como ficar de fora desse momento histórico e de celebração”, diz Francisco Ricardo Blagevitch, cônsul honorário do país no Brasil. A autoridade, que estará em Santos para dar as boas-vindas ao grupo de viajantes, também adianta que mais de 700 eventos estão previstos ao longo de todo o ano para celebrar o milênio da Lituânia.

Além do Brasil, o veleiro também já atracou em Montevidéu (Uruguai), no dia 01º, e já passou por Buenos Aires (Argentina), onde o grupo foi recebido, no dia 27 de fevereiro, pelo embaixador da Lituânia no país, Vaclovas Salkauska, e pela comunidade de descendentes local.