Papa diz que Cidade de Santos receberá o selo de Município Verde

Santos vai receber em 2009 o Certificado de Município Verde. A previsão é do Prefeito da Cidade, João Paulo Tavares Papa (PMDB). "Tenho certeza de que teremos o selo".

Em novembro de 2008, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado concedeu o certificado para 44 municípios do Estado. Na Baixada Santista, nenhuma cidade conseguiu.

Para receber o selo são necessários 80 pontos e Santos obteve 66,12. Foram levados em conta dez aspectos: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

"A idéia de se criar um município verde e as intenções (da secretaria) são as melhores. Apoiamos a iniciativa, tanto que nos inscrevemos", afirmou Papa. "Ficamos no 82º lugar entre 332 cidades que participaram"

Os quesitos que prejudicaram uma melhor avaliação da Cidade foram: Esgoto Tratado, com 3,2; Poluição do Ar e Habitação Sustentável, ambos com zero. "Basicamente, fomos mal neles não porque não temos bons projetos para estas áreas mas porque os critérios estabelecidos (pela pesquisa) não foram os mais adequados".

fonte:
De A Tribuna On-line