Jardim da orla de Santos se revela aos olhos de santistas e turistas

Com 5.335 metros de extensão e sete quilômetros de praias que vão do José Menino à Ponta da Praia, o jardim da orla de Santos é um dos pontos turísticos que reúnem mais belezas naturais da região. Seja de dia ou de noite, os turistas que passam pelo local podem desfrutar de um passeio junto às flores ou até mesmo apreciar monumentos que resgatam a história da Cidade.

Inserido em 2001 no Guiness Book of Records, como o jardim frontal de maior extensão do mundo, o local é praticamente um refúgio para aqueles que buscam tranquilidade e lazer. Quase um parque à beira-mar, os 218 mil metros quadrados, cobertos por 120 espécies de plantas, contemplam todos os gostos e idades.

Enquanto uns preferem sentar no banco e ler um bom livro, outros optam por um passeio de bicicleta pelos 13 quilômetros de ciclovia, inaugurada há cinco anos e tendo sido consagrada como a de melhor projeto de arquitetura e desenho urbano, segundo o prêmio Pedala Brasil, recebido em 2007.

No total, o jardim, criado na década de 30, conta com 1.746 árvores, além de dezenas de espécies de flores, entre biris (flores vermelhas), lírius (amarelos) e crinuns (brancas). Juntas, elas lembram um tapete colorido com peculiaridades especiais.

Durante o trajeto, os turistas e munícipes encontram ainda postos de salvamento, estátuas e monumentos de grandes personalidades.

Bairros como Boqueirão, Aparecida e Gonzaga, por exemplo, abrigam estátuas como a do sanitarista Saturnino de Brito, que planejou o sistema de canais de drenagem de Santos, do Almirante Tamandaré, Joaquim Marques Lisboa e de João Otávio dos Santos. Além disso, são vistos bustos do poeta Martins Fontes, de Paulo Viriato Correia da Costa, que presidiu o Rotary Internacional, e também monumentos, como o que homenageia os imigrantes japoneses, com uma família nipônica em trajes do início do século 20. Até mesmo a réplica de um bonde, como os que circulavam antigamente pela Baixada Santista, está lá, na Praça das Bandeiras, e serve como central de informações turísticas.

Com tanta diversidade, o jardim de Santos já se tornou referência para os milhares de turistas que vêm à Cidade.

fonte:
Da Redação a TribunaOnline

LYNE SANTOS