Ciclovia da orla de Santos é opção de lazer

Pedalar pela orla de Santos apreciando a praia e o maior jardim à beira-mar do mundo pode ser um agradável passeio para quem está na Cidade durante este verão.

Com 7.774 metros de extensão -­ da divisa com São Vicente até a Ponta da Praia -­, a ciclovia da orla atravessa sete bairros e passa por pontos turísticos e marcos históricos, como o Museu de Pesca, o Aquário e a Pinacoteca Benedicto Calixto. Além de prazeroso, o passeio também pode trazer benefícios para a saúde do praticante.

Quem não tem bicicleta pode até alugar uma por R$ 5,00 a hora ou R$ 25,00 a diária. No Embaré, há mais de dez anos, a bicicletaria Bike Brall, na Rua Osvaldo Cochrane, oferece esse tipo de serviço. "Durante o verão fazemos em média 80 locações por dia", resume o proprietário da loja, João Domingos Cabral.

No local é possível alugar bicicletas simples, duplas, com garupas e cadeirinhas para crianças. A reserva pode ser feita pessoalmente ou pelo telefone 3271-4152. A entrega é feita no hotel ou casa em que a pessoa estiver hospedada, sem nenhuma taxa adicional.

JARDIM

Com 5.335 metros de extensão, distribuídos ao longo de sete quilômetros de praias, o jardim de Santos é reconhecido pelo Guinness Book of Records como o maior em orla marítima do mundo.

Enfeitado por biris vermelhos, lírios amarelos, crinuns brancos, margaridas e coleus, o jardim conta com longos gramados, em conjunto com alamedas de palmeiras e 19 espécies de arbustos isolados. Ao longo de toda a extensão, existem ainda cerca de 1.700 árvores, proporcionado conforto térmico a ciclistas e pedestres.

Idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito em 1914, o jardim só começou a ser construído em 1930, com traçado retilíneo em estilo clássico, diferente do projeto original. Somente em 1960 é que recebeu o atual traçado curvilíneo, projetado pelo engenheiro Armando Martins Clemente.

fonte:
A Tribuna Online