Centro Histórico de Santos abriga relíquias da arte sacra

O Centro de Santos garante boas opções para quem deseja conhecer um pouco da história da Cidade. Uma delas é fazer o roteiro religioso, visitando as igrejas que contam com monitores e ajudam a pessoa a entender a evolução da Cidade.

Uma das atrações é o Santuário de Santo Antonio do Valongo. A entrada da igreja é emoldurada por três arcos romanos, simétricos às portas-balcões de arco abatido do andar superior, arrematadas por vergas curvas de pedra. O prédio é considerado um dos mais belos exemplares da arte religiosa do Século XVIII. O portal traz a data de 1640 no alto. E a entidade da Ordem Terceira inaugurou a capela em 1691.

À esquerda fica a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que conserva o Cristo Místico de Seis Asas em sua capela.

Uma placa alusiva a visita do monsenhor italiano José Ferreti em 1823, que mais tarde se tornaria papa com o nome de Pio XII, está em lugar de destaque no interior da igreja.

As igrejas das ordens Primeira e Terceira do Carmo também se destacam no roteiro. A mais antiga é a da Ordem Primeira, que é revestida de azulejos marianos originais do século XVII. Os frades iniciaram a construção do convento e da igreja em 1599. O conjunto religioso abriga telas de Benedicto Calixto e cadeiras em jacarandá, destinadas ao clero.

A Igreja da Ordem Terceira do Carmo foi construída 150 anos depois da Ordem Primeira, mas também preserva a interessante arquitetura da época. As quatro colunas de sustentação do coro têm bacias de água-benta talhadas em pedra de cantaria, mesmo material do console dos púlpitos .

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos originou-se da capela que abrigava escravos fugitivos. Saindo pelo beco que corresponde à atual Rua Vasconcelos Tavares, eles cruzavam os morros até o Quilombo do Jabaquara.

Construída em 1822, ano da Independência, a atual edificação funcionou como Matriz de 1907 até 1924, quando foi inaugurada a Catedral de Santos. Devido ao alargamento da Rua João Pessoa, na década de 70, as fachadas sofreram reforma, ganhando o estilo neocolonial.

A Catedral de Santos tem estilo neogótico, inspirado nos templos europeus. A planta foi elaborada pelo engenheiro prussiano Maximiliano Hell, responsável pela arquitetura da Catedral da Sé, na Capital.

Fundada em 1545 pelos padres jesuítas, a antiga Matriz ficava na atual Praça Antônio Teles. E foi demolida em 1907 para construção da Praça da República. As obras da nova Catedral foram iniciadas dois anos depois e concluídas em 1924.

Catedral de Santos
Praça José Bonifácio s/nº. Telefone 3232-4593. Funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado e domingo, das 8 às 12 horas. Visitas monitoradas aos sábados das 9 às 12 horas.

Ordem Primeira do Carmo
Praça Barão do Rio Branco nº 16. Telefone 3234-5566. Funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, sábado, das 16 às 18 horas, e domingo, das 10 às 12 horas e das 17 às 19 horas. Visitas monitoradas aos sábados e domingos das 14 às 17 horas.

Ordem Terceira do Carmo
Praça Barão do Rio Branco s/nº . Telefone 3219-3650. Funciona de segunda as exta, das 7 às 11h30 e das 14 às 17 horas, e domingo, das 8 às 9 horas.

Santuário do Valongo
Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo. Telefone 3219-1481. Funciona de terça a sábado, das 8 às 20 horas, e domingo, das 8 às 19 horas. Visita monitorada aos sábados das 9 às 13 horas.

Nossa Senhora do Rosário
Praça Rui Barbosa, s/nº, Centro. Telefone 3219-3566. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 17h45, e sábado, das 8 às 13 horas.

fonte:
A Tribuna Online